domingo, 8 de agosto de 2010

O começo: Olá!

      Meu nome é Naiane Negreiros e sou estudante de técnico em Enfermagem, pretendo cursar o nível superior. Fiz esse blog com a intenção de disponibilizar para vocês todo o conteúdo de uma forma fácil de estudar. Irei fazer uma introdução de Enfermagem...




 


   Vamos começar por essa perguntinha... O que é a Enfermagem? O que é ser um Enfermeiro?

  “A Enfermagem é ciência e arte. Fundamenta-se num corpo de conhecimentos e práticas abrangendo do estado de saúde ao estado de doença, e mediada por transações pessoais, profissionais, científicas, estéticas, éticas e políticas do cuidar de seres humanos" (Lima, 1993, p.21)

Enfermagem é a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.  
   

Ser enfermeiro é...

"Muitos pensam que quem é enfermeiro só escolheu essa profissão porque não conseguiu ser médico e, por isso, é um profissional frustrado. Há uma diferença muito grande entre Enfermagem e Medicina, apesar de serem profissões interligadas na promoção da saúde. O enfermeiro é responsável pelo “cuidar” e o médico é responsável pelo “curar”."


   Ser enfermeiro é viver “com” e “para” o próximo sem nunca deixar de ser nós mesmos. É aquela pessoa que cuida como se fosse um parente próximo, cuidando com amor e dedicação. É ser forte, mesmo quando não somos... É transmitir para nossos pacientes segurança, carisma e acima de tudo o respeito. É ser o braço direito do médico e de todos os funcionários, pois se não fosse à equipe, não existiria hospital. Somos uma união... Um precisa do outro, e o papel do enfermeiro,seja técnicos/Auxiliares ou Enfermeiros Chefes, é de grande importância para a recuperação de nossos pacientes. Dizem que enfermeiros não têm sexo e isso é verdade... Lá devemos esquecer quem é homem ou mulher e somente pensarmos em CUIDAR. Espero que vocês tenham compreendido... :D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário