domingo, 8 de agosto de 2010

Anatomia e Fisiologia

- Agora nós iremos estudar sobre anatomia e fisiologia...

  Anatomia é um dos estudos mais antigos da história da humanidade, já no sérculo 400 a.C., Hipócrates dissecava o corpo humano á procura de respostas aos questionamentos da existência. Ao longo de tempo, o homem aprofunda-se mais e mais na busca de soluções. A cada descoberta surge um novo mistério, desafiando a astúcia e perícia de quantos queriam entender o enigma do funcionamento do corpo humano.
  Contudo, se a anatomia estuda a forma, a fisiologia visa conhecer o funcionamento do corpo. por isso, sob pena de ficarem incompletos, esses estudos não podem caminhar separados, São a base do conhecimento na área de saúde, fornecendo ao profissional instrumentos para toda e qualquer ação. A anatomia e fisiologia humana estão confugadas, uma explica a outra.

O corpo humano

  A divisão básica do corpo humano é feita em cabeça, tronco e membros. No ponto de vista morfológico e funcional, o corpo é composto por células (componentes fundamentais), tecidos (confuntos de células similares que forma os órgões) e sistema organico.

  • Posição Anatômica 
  Indivíduo em posição ereta (não significa estar em pé), olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos ao lado do corpo, aplicados os troncos e com as palmas das mãos voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés voltadas para frente. 
 
 

-
 - Para que iniciemos a nossa aula quero dizer que antes de ser um técnico ou enfermeiro, temos que saber o que é o corpo humano e suas funções. É muito importante. E antes de mais nada vamos aprender o Plano Anatômico.
  
  Vejam a figura!








Planos Anatômicos:

Plano Sagital: secção antero – posterior ( divide o corpo em lado direito e esquerdo)
Plano Horizontal, transverso ou axial : divide o corpo em superior e inferior (caudal e cranial)
Plano Frontal ou coronal: divide o corpo em anterior e posterior.

 Pela cor vocês vão saber direitinho. Vou dar um exemplo de como funciona para localizar algum membro.
  - Onde que se localiza a mão?
  Resposta: Localiza na parte anterior, transversal supeior. (superior pq as mãos são membros superiores.)
  - Onde que localiza os pés? 
  Resposta: Localiza na parte anterior, transversão caudal. 
  - Onde se localiza as costas?
  Resposta: Localiza na parte posterior, superior.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário